quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Artista retrata 10 doenças mentais em ilustrações impactantes

Anualmente, milhares de artistas se envolvem com o Inktober, onde durante os 31 dias de outubro desenha-se e posta-se um desenho a cada dia. O Inktober é uma iniciativa do ilustrador Jake Parker para artistas de todo o mundo, tratando de crescimento e desenvolvimento artístico. Shawn Coss, então, decidiu sair do comodismo e se concentrar em doenças mentais e distúrbios, com os seguintes trabalhos:


1- Transtorno de ansiedade social


Fobia social é um transtorno de personalidade, um desconforto emocional, caracterizado por um medo ilógico de situações sociais, contraindo um medo intenso de interagir com outras pessoas. Pode ser comparada à reação de exposição de um indivíduo a um animal feroz, como um tigre, apresentando reações fisiológicas praticamente idênticas em ambos os casos.


2-Transtorno Depressivo Maior


Também conhecido apenas como depressão, é um transtorno clínico acompanhado de baixa autoestima, perda de interesse em atividades variadas, indisposição e, até mesmo, dores sem causa definida. Acredita-se que seja causada por uma combinação de fatores genéticos, ambientais e psicológicos.


3- Insônia


É um distúrbio que afeta o simples ato de adormecer diariamente… Com alterações na indução, permanência e estrutura biológica do sono. A insônia é responsável por alterações na qualidade de vida das pessoas afetadas, por causar cansaço excessivo, demonstração de humor incomum e prejuízo no desempenho profissional ou estudantil.


4- Estresse pós traumático


Pode ser definido como um distúrbio de ansiedade que caracteriza-se por um conjunto de sintomas físicos, psíquicos e emocionais. Ocorre devido à exposição de vítimas ou testemunhas à situações traumáticas que representam ameaça a vida de alguma forma. Quando o fato é lembrado, revive o episódio como se estivesse ocorrendo naquele momento e com o mesmo estímulo neural recebido antes.


5- Transtorno Bipolar


É um problema em que as pessoas alternam entre períodos de depressão e períodos de elevado ânimo. Essas chamadas “oscilações de humor” podem ser muito rápidas e ocorrer com frequência indeterminada. Durante o período de mania a pessoa comporta-se ou sente-se normalmente energética, contente ou irritável, em contraste com o período depressivo.


6- Transtorno de Personalidade Limítrofe


É uma condição mental grave e complexa cujos sintomas instáveis são demonstrados muito subitamente. Caracterizado por instabilidade emocional, impulsividade, baixa autoestima, insegurança, sensibilidade às críticas, incapacidade de adequar-se a limites impostos, intolerância qualquer tipo de frustração e medo de abandono – na maioria das vezes, irreal.


7- Transtorno do Espectro do autismo


Também conhecido apenas como autismo, é o transtorno psicológico caracterizado por dificuldades na interação social, domínio da comunicação, comportamentos repetitivos e interesses intrínsecos. Se manifestando, muitas vezes, pelo interesse intenso em um assunto em particular; com movimentos corporais frenéticos como agitar as mãos; e sensibilidade aumentada a sons ou texturas.


8- Esquizofrenia Paranoide


É um subtipo de esquizofrenia, mas também o mais comum de incidência. É definida como “uma doença mental crônica em que uma pessoa perde o contato com a realidade (psicose).” O quadro clínico é dominado por ilusões, geralmente acompanhadas de alucinações de natureza auditiva (ouvir vozes) e perceptiva.


9- TOC


O transtorno obsessivo-compulsivo é o quarto diagnóstico psiquiátrico mais comum na população. É basicamente um transtorno de ansiedade caracterizado por pensamentos obsessivos e compulsivos, como atitudes exageradas relacionadas à saúde, higiene, organização, simetria, perfeição ou manias (quase) incontroláveis.


10- Transtorno de Personalidade Dependente


Também é um transtorno de personalidade caracterizado por uma excessiva dependência de outros para tomar decisões, além de baixa autoestima, medo de ficar sozinho, submissão às vontades de terceiros e dificuldade em expressar as próprias vontades e necessidades.