quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Tempestade em Saturno muda de cor misteriosamente

Tempestade em Saturno muda de cor misteriosamente


Essa tempestade é como algo que nunca vimos em qualquer outro planeta no Universo, e agora a misteriosa estrutura no pólo norte de Saturno ficou ainda mais estranha. Em apenas quatro anos, o hexágono de Saturno mudou sua cor de azul para amarelo. Até agora, o nosso melhor palpite quanto ao motivo desta alteração é que o pólo norte de Saturno poderia estar se preparando para os solstícios de verão.

Descoberto há quase 30 anos, o hexágono de Saturno é uma estrutura que se estende por cerca de 32.000 km , e cerca de 100 km para baixo na densa atmosfera do planeta.

Como observado pela sonda Voyager e Cassini da NASA, cada ponto do hexágono parece girar no seu centro na mesma taxa que Saturno gira sobre seu eixo. Com base no seu tamanho e movimentos, os cientistas concluíram que é um padrão de nuvens vastas geradas por um gigantesco furacão no centro do pólo norte do planeta.

Os cientistas estimam que esta tempestade pode já estar durando há décadas – talvez, até mesmo séculos. Enquanto estamos bastante confiantes sobre o que já sabemos, a forma como o hexágono de Saturno surgiu é grande mistério. Depois de ter um furacão gigante, é relativamente fácil mantê-lo girando – mas a força inicial é muito mais difícil de explicar.

Agora temos algo a mais para entender – como a nave espacial Cassini poderia ter observado duas cores completamente diferentes no hexágono entre Novembro de 2012 e Setembro de 2016:


A melhor hipótese que temos agora é que parece que quando Saturno muda estações, ele também muda de cor. Com um ano que dura 29 anos terrestres, Saturno muda estações apenas uma vez a cada sete anos, e o aumento da luz solar ao longo dos últimos três anos poderia explicar a névoa dourada.